Você já parou para pensar qual a importância da marca da sua empresa?
Para que um negócio seja considerado grande e relevante, este deve ser conhecido pelo público. O que, por sua vez, é expresso por meio da marca, além, é claro, das características próprias de seus produtos.
Cada empresa possui uma identidade de acordo com seus produtos e com seu público-alvo. Por exemplo, ao ouvir “Apple” ou “McDonald ‘s” temos reações diferentes, entretanto, mesmo que você não seja consumidor dessas marcas, você sabe quais são os produtos que elas comercializam. Isso é o resultado de uma identidade da marca fortalecida no mercado.
Nesse sentido, você sabe o que significa a identidade da marca e qual a sua importância para o desenvolvimento de uma organização? Confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!
Qual a importância da marca para uma empresa?
A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa. Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio.
Mais que mostrar ao público-alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer suas necessidades e desejos, a marca é responsável pela identificação do cliente com o que ela representa e também com o que ela entrega.
O que é identidade da marca?
A identidade da marca está associada à missão e aos valores da empresa. Ela também caracteriza como a empresa deseja ser vista pelos consumidores, ou seja, o seu posicionamento no mercado. Assim, quando o consumidor ver a identidade da empresa, ele vai associá-la à marca, de forma instantânea.
A composição da identidade da marca é a junção de elementos físicos e visuais como o logotipo da empresa, os designs dos produtos, entre outros. O principal objetivo da identidade é diferenciar a empresa dos concorrentes, mesmo que o produto vendido seja o mesmo.
Através da identidade da marca, a organização pode promover os aspectos que a diferenciam dos concorrentes e a tornam única.
Qual a diferença entre identidade, marca e branding?
É muito comum que os elementos identidade, marca e branding causem confusão sobre seu significado. Mas, na realidade, eles são diferentes e possuem características próprias.
Identidade
A Identidade da empresa está relacionada na forma como ela é percebida pelos consumidores, concorrentes, fornecedores etc. Isto é, de que maneira a empresa transmite uma ideia e sua personalidade de negócio.
Dessa forma, a empresa passa a ser reconhecida com mais facilidade pelos consumidores e aumenta sua vantagem competitiva no mercado.
Marca
A marca corresponde a um símbolo que representa a empresa. Ela deve ser utilizada em toda a comunicação feita pela organização e deve seguir os padrões estabelecidos. A partir das cores, imagens, sons, letras e outros elementos utilizados na marca, o público deve conseguir compreender a informação que a organização deseja passar.
A construção da marca pode ser feita utilizando algum sinal, símbolo ou desenho que possam ser identificados pelo consumidor e quem diferenciariam a empresa dos concorrentes.
Branding
O Branding está relacionado ao gerenciamento e ao posicionamento estratégico da marca. Ou seja, após definir a marca que vai representar a empresa, é necessário desenvolver um conjunto de ações estratégias para fortalecer e posicioná-la no mercado. O objetivo do branding é tornar a marca mais desejada e atrativa para o público-alvo.
Para desenvolver o branding, a empresa deve definir os seguintes pontos:
- O que é? – Definir o que será a marca.
- Para quem? – Definir o público que vai ver a marca.
- Como? – Definir as estratégias da marca e a sua comunicação no mercado.
Como se constitui uma identidade da marca?
Conforme dito anteriormente, a identidade da marca é composta por recursos que diferenciam a marca dos concorrentes e que são fáceis para o consumidor identificar.
Nome
É por meio do nome da marca que o consumidor sabe quais qualidades e características esperar do produto ou serviço. Quando você pensa em um bom supermercado, qual nome vem à mente?
Logotipo
O logotipo diz respeito à representação visual da marca e está presente em todas as interações com o público-alvo (rede social, embalagem, comerciais, etc.). Ele é responsável por representar a cultura organizacional da empresa.
Logomarca
Não confundir com marca. Logomarca é a união do logotipo (símbolo) + o nome (marca).
Slogan
O Slogan é uma frase impactante e que, geralmente, acompanha o logotipo da marca. Essas frases devem ser marcantes para ficar na cabeça do consumidor. Assim, sempre que ele ler a frase, vai lembrar da marca e do produto.
Paleta de Cores
Para que a marca tenha sucesso, é necessário utilizar as cores adequadas, pois elas vão impactar o consumidor final de forma positiva ou negativa. A paleta de cores da identidade da marca se constitui das cores principais e de outras secundárias.
As cores sempre devem ser utilizadas no logotipo, no site, nas embalagens dos produtos e em outros materiais publicitários. Para esse processo é ideal conhecer a psicologia das cores.
Mascote
A mascote é uma personagem que representa a “cara” da marca e estabelece uma relação direta com o público. Mesmo que a pessoa não seja consumidora da marca, com o tempo, ela vai associar a mascote ao produto.
Por meio das mascotes, as empresas conseguem humanizar a marca e criar gatilhos emocionais que incentivam o consumo dos produtos. Portanto, a mascote é a personificação da marca e do que ela deseja representar para o seu público.
Qual é a importância da identidade para marca?
A identidade da marca é o primeiro contato que o cliente vai ter com a empresa. Portanto, ela é fundamental no processo de tomada de decisão de compra. Se o consumidor não gostar do que ele está vendo, dificilmente ele vai adquirir o produto.
Por isso, é muito importante que a empresa desenvolva uma identidade forte e que incentive o consumo dos clientes.
Veja a seguir, alguns motivos pelo qual a identidade é importante no fortalecimento da marca:
Fidelização do cliente
Através da identidade, a empresa demonstra que conhece quem é o seu público-alvo e que eles possuem algo em comum, promovendo o consumo.
Segmentação de nicho
A segmentação possibilita que a marca alcance os clientes que estejam interessados e dispostos a consumir o produto.
Tomada de decisão estratégica
Uma marca bem posicionada no mercado, vai influenciar nas decisões que são tomadas pela empresa, pois a organização vai buscar fornecer sempre o melhor produto para o cliente e que satisfaça as necessidades dele.
Valor da marca
Quando o público confia na marca ela se torna muito valiosa no mercado. Conforme as pessoas consomem e confiam nos produtos, elas vão divulgá-los para outras pessoas. Dessa forma, vão influenciar outros consumidores a adquirir os produtos.
Considerações finais
Nesse post explicamos o que é identidade e qual a sua importância para o crescimento da empresa e fortalecimento da marca no mercado.
Através da construção da identidade da marca, os consumidores irão lembrar da empresa de forma natural. Assim, a empresa terá mais sucesso diante dos concorrentes.
Entender a importância da marca em uma empresa é o primeiro passo para a construção de uma marca forte. Contudo, o desenvolvimento ou o reposicionamento de uma marca no mercado são tarefas complexas.
Em qualquer uma dessas etapas, é importante contar com o apoio de agências especializadas, que facilitam o processo e diminuem as chances de erros. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a transformar os resultados do seu negócio.
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