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Com o aumento no uso da internet, as empresas têm buscado novas formas de alcançar o seu público. Nesse sentido, a importância do marketing digital ganha espaço como uma estratégia muito eficaz, capaz de gerar relacionamentos duradouros, fidelização de clientes, vendas e lucratividade.

Confira nesse post a importância do marketing digital para o sucesso dos negócios e crescimento no mercado!

O que é Marketing Digital e como funciona?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover produtos ou serviços na internet. Um dos principais objetivos desse tipo de marketing é alcançar o público-alvo que tenha o perfil de cliente ideal de um negócio, ou seja, que tenha alta probabilidade de comprar o produto ou serviço ofertado.

Além disso, o marketing digital foca em construir, nutrir e manter um relacionamento duradouro e de confiança entre empresas e clientes potenciais por meio de conteúdo útil e relevante criado e compartilhado nos canais de comunicação das marcas, como perfis em redes sociais, blogs, landing pages e sites próprios.

Dessa forma, sua empresa ensina e educa as pessoas na internet sobre o que ela faz e prepara o terreno para uma posterior oferta de seus produtos ou serviços a leads qualificados, isto é, clientes em potencial que estejam bem informados sobre o que o seu negócio tem a oferecer para solucionar os problemas e satisfazer as necessidades deles.

Qual a importância do marketing digital?

Para se entender a importância do marketing digital é importante compreender duas mudanças significativas no mercado. A primeira delas é o perfil do consumidor.

Quantas vezes você entrou em uma loja não sabendo o que iria comprar? Ou em qual momento você buscou por um modelo de celular em um e-commerce sem saber as suas características?

Raramente isso acontece, certo? Isso porque os consumidores estão cada vez mais antenados. Com o estabelecimento da internet, ficou muito mais fácil buscar por produtos, pesquisar e analisar opiniões de outras pessoas.

A segunda mudança está no hábito desses consumidores. Para se ter uma ideia, cerca de 64,7% de brasileiros têm acesso a Internet, de acordo com dados do IBGE. Além disso, em média, 92% das casas brasileiras possuem celulares.

Desse modo, empresas que buscam fortalecer a marca, ter mais visibilidade e atender a um perfil cada vez mais exigente de consumidor, devem estar presentes no ambiente online. Ao contrário, as chances de que os clientes busquem a concorrência é grande.

Quais os benefícios que comprovam a importância do marketing digital?

Agora que você entendeu o que é e para que serve o marketing digital, você deve estar se perguntando quais sãos os benefícios que esse conjunto de técnicas on-line trará para o seu negócio, certo?

Confira o que o seu negócio conquistará a partir do momento em que começar a aplicar as táticas de marketing digital.

  1. Mais Reconhecimento

Para que as pessoas comprem um produto ou contratem um serviço da sua empresa, é necessário primeiramente que elas saibam que seu negócio existe e o que ele produz. Parece óbvio, mas muitas empresas ainda são pouco conhecidas por clientes potenciais na internet justamente porque não dão importância à presença digital delas.

  1. Mais Autoridade

A partir do momento em que os prospects conhecem e reconhecem a sua empresa na internet, o marketing digital atua para que o seu negócio se torne uma referência para eles na sua área de atuação. Conteúdos ricos, úteis e informativos são criados e publicados em sites, blogs e redes sociais para nutrir leads e qualificá-los.

  1. Mais Confiança

A consequência de ter autoridade na internet é ganhar a confiança dos clientes potenciais. Afinal, agora as pessoas já conhecem a sua empresa, sabem o que ela faz e confiam no conteúdo que ela gera e posta em seu site, blog e redes sociais para solucionar problemas e atender necessidades.

  1. Mais Clientes

Uma vez estabelecida a relação de confiança com os clientes em potencial que se interessam pelo que a sua marca produz, a tendência é que a sua base de clientes aumente. Isso porque o marketing digital, por meio do conteúdo e de anúncios, faz com que o seu negócio alcance o público-alvo com o perfil certo para os seus produtos ou serviços.

  1. Mais Vendas

O maior benefício gerado pelas ações de marketing digital é a transformação de todas as vantagens anteriores em uma alta conversão de vendas. Além disso, uma estratégia de marketing digital faz com que as suas vendas sejam recorrentes e frequentes graças ao trabalho de apresentação e consolidação do nome do seu negócio na internet.

Quais estratégias de marketing digital que vão alavancar seus resultados?

As técnicas do marketing digital são poderosas para aumentar os ganhos da sua empresa em relação à quantidade de clientes e de vendas e para impulsionar o nível de consciência de marca do seu negócio entre o público-alvo dele.

Mas quais são exatamente as estratégias de marketing digital usadas para fazer um negócio decolar e ganhar mais visibilidade no ambiente on-line? Veja a lista abaixo e conheça as principais estratégias do marketing digital para que a sua empresa tenha destaque na internet.

  1. Site Próprio e Profissional

Sua empresa ainda não tem um site próprio na internet? Então, saiba que ela está perdendo oportunidades valiosas. Quando uma marca tem um endereço on-line próprio, ela pode ser encontrada 24 horas por dia em buscadores como, por exemplo, o Google (que é o site de pesquisas mais usado no Brasil e no mundo).

  1. Criação de Conteúdo

O marketing de conteúdo é atualmente a melhor estratégia para apresentar uma marca e o que ela faz às pessoas na internet. Por meio de textos, vídeos e outros formatos de conteúdo é possível demonstrar todo o seu conhecimento e experiência na sua área de atuação, além de mostrar ao público como sua empresa pode resolver problemas e necessidades que ele, muitas vezes, nem sabia que tinha.

  1. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

Para que o conteúdo criado e publicado em um site ou blog tenha destaque no Google e em outros buscadores, é necessário que ele esteja bem posicionado no ranking de resultados retornados pelos algoritmos dos sites de buscas para responder às pesquisas de usuários. É aí que entra a tática de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), que te ajudará a fazer seu site escalar posições nas páginas de resultados.

  1. Tráfego Pago

Além de conseguir visibilidade orgânica por meio da criação de conteúdo, é recomendável que seu negócio publique anúncios em buscadores e redes sociais. Isso é possível por meio de uma estratégia de tráfego pago, que criará anúncios e links patrocinados para aumentar o número de visitas ao seu site, loja virtual ou landing page e, consequentemente, a quantidade de vendas e de clientes.

  1. Branding

Também conhecida como gestão de marca, a estratégia de branding foca em criar uma identidade visual e de comunicação que seja única e que destaque uma empresa de seus concorrentes. Isso inclui o layout do site, a voz e o tom de voz da marca em sua comunicação com o público, entre outros elementos capazes de dar personalidade exclusiva para um negócio.

Considerações finais

Para conseguir esses resultados, sua marca pode apostar nas principais estratégias do marketing digital, que incluem ter um site próprio, criar conteúdo, aplicar a Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), publicar anúncios no Google por meio de campanhas de tráfego pago e elaborar uma identidade visual e de comunicação que seja única a partir de uma estratégia de branding.

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